sábado, 19 de abril de 2008

Xamanismo, Beija-Flor e Cura

Março e Abril têm sido, para mim, meses muito ricos de experiências de amor e cura.
O Dr. Francisco Coelho Filho, de forma muito amorosa, ofereceu-me a possibilidade de utilizar o espaço dele para meus atendimentos de Psicoterapia e de Reiki. Fiquei extremamente feliz, pois esse espaço é repleto de uma energia sutil de amor e cura.
Desde que conheci o Francisco, nossas trocas de experiências têm sido muito construtivas e senti vontade de presente-á-lo com uma placa residencial em mosaico. Quando ele recebeu a placa, perguntou-me porque eu havia escolhido a figura do beija-flor. Naquele momento respondi que, na verdade, eu não havia pensado sobre o significado dessa figura, mas a pergunta ficou ecoando em minha mente.
No dia 12 de abril, participei da II Jornada Xamânica, na Casa do Consolador, que é um espaço espiritualista que frequento e que tem também uma forte energia de amor e cura. Nessa Jornada Xamânica assisti palestras e participei de vivências com três Xamãs: Vitor Hugo - "A Trilha do Curador", Cyro Leão -" O Caminho do Coração" e dra. Monica de Medeiros - "Animal de Poder" e, com a informação sobre o significado dos animais de poder, fiquei sabendo que o beija flor tem uma simbologia de mensageiro da cura, de amor romântico, claridade, graça, sorte, suavidade. Compreendi então que essas informações já estavam comigo, de forma intuitiva, quando escolhi a figura do beija flor para aquela placa em mosaico e que essa Jornada Xamânica da qual eu estava participando era o momento de relembrar não só essa informação, mas também todo um caminho xamânico que decerto já vivenciei em algum tempo e lugar do qual não tenho consciência, mas que ecoa forte dentro de mim, quando se inicia o toque de um tambor...
Kaká Werá Jecupé, um Xamã brasileiro, gravou um CD com cantos e discursos mágicos da tradição indígena brasileira dos tupi-guaranis e, na faixa 10, o canto Maino-I nos fala que o beija-flor foi uma das primeiras formas de manifestação do Pai-criador.
Agora que tenho consciência do simbolismo do beija-flor, espero que todas as pessoas que passem por aquela rua da Vila Madalena e que visualizem a placa no muro da Clínica, possam receber a seguinte mensagem:
" Caso a tristeza se faça presente em sua vida, procure preencher seu coração com a alegria do beija-flor. Não deixe o lado sombra tomar conta de você. E, se sentir que seu coração se tornou duro, magoado e depressivo, procure andar pelos campos, pelas matas, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o beija -flor e lhe proporcionam tanta alegria..."
Paz, Amor, Luz para todos!!!

1 comentário:

Thalita disse...

http://www.simplesmentebeijaflor.com/simbolos.html

de beija flor para beija flor!

bjos